O PROJETO VILA DA BARCA HOJE
A primeira etapa do Projeto Vila da Barca, localizado no Distrito Administrativo da Sacramenta – DASAC, bairro do Telégrafo, será entregue nesta próxima sexta-feira (21) com a conclusão das primeiras 136 unidades habitacionais, com toda infra-estrutura necessária para a área de implantação, pavimentação das vias de toda área no perímetro do empreendimento e inclusive entre os blocos, construção de uma praça e paisagismo da área. Este projeto contempla também a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, garantindo normas e padrões de qualidade ambiental. A segunda etapa deste projeto, através do Programa Palafita Zero, já está em fase de aterramento e prevê a construção de mais 92 unidades habitacionais.
PROJETO VILA DA BARCA RECEBE RECURSOS DO PAC
A Terceira Etapa do Projeto Vila da Barca com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC prevê a construção de mais 406 unidades habitacionais para conclusão do empreendimento. Esta fase do projeto contempla também a ampliação/duplicação da Estação de Tratamento Esgoto - ETE da Primeira Etapa, bem como a construção de uma segunda ETE. Para enquadramento e aprovação junto à Caixa Econômica Federal - CEF, foi necessário a ampliação da área de infra-estrutura, o que corresponde o aumento no número de ruas atendidas com drenagem, esgoto e pavimentação, superando as quantidades originais do contrato em aproximadamente 23 (vinte e três) novas ruas e frentes de serviço.Nessa Etapa, está prevista a construção de espaços urbanos e sociais inexistentes, tais como: museu, feira livre, cooperativa, praça, quadra de esporte e orla panorâmica, dentre outros. E ainda, a manutenção de espaços já existentes como: igrejas, associações comunitária e unidade básica de saúde.
PROJETO DE TRABALHO SOCIAL NA VILA DA BARCA
Também foram desenvolvidas na Vila da Barca, atividades do Projeto de Trabalho Social – PTS que se desenvolve paralelamente à execução das obras físicas, tem como objetivo a inclusão e promoção social, participação e controle social, possibilitando a elevação do grau de qualidade de vida das populações de baixa renda. Os eixos norteadores para tais ações são: · Educação sócio-política com palestras sócio educativas, oficinas e atividades lúdicas de lazer beneficiando cerca de 3.208 moradores; · Geração de Trabalho e Renda com cursos, assessoria e acompanhamento de empreendimentos populares, beneficiando cerca de 229 moradores;· Educação Ambiental com realização de oficinas sobre lixo, reciclagem e esgoto sanitário, palestras sobre meio ambiente e educação, beneficiando cerca de 295 moradores.
VALE DESTACAR
A Prefeitura Municipal de Belém teve destaque no cenário nacional pela implantação do projeto de urbanização e infra-estrutura da Vila da Barca, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Habitação - SEHAB. O projeto conquistou “Selo Mérito 2006”, concedido pela Associação Brasileira de Companhias Habitacionais e Secretarias de Habitação - ABCOHABS. O Prêmio foi entregue no dia 29 de março de 2007, em Palmas - TO, durante os três dias do 53º Fórum Nacional de Secretários de Habitação, onde a SEHAB esteve presente com um stand apresentado o projeto premiado e participando de todas as programações do evento através do secretário municipal de habitação, Paulo Queiroz. Na ocasião o prefeito municipal de Belém, Duciomar da Costa, esteve presente para receber a premiação.
A PMB também recebeu o título de “Instituição Destaque no Saneamento Ambiental de 2007” pelos trabalhos realizados na área de saneamento ambiental no Projeto Vila da Barca, durante o workshop Saneamento Ambiental – Pesquisa e Perspectivas, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES / Seção Pará.