1. DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS
Responsável:Telefone:Endereço: Travessa da Jutaí (FEB) nº 77 entre 25 de setembro e Almirante Barroso.Bairro: São Bráz
2. DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ENGENHARIAResponsável:Telefone:Endereço: Av. Gov. José Malcher, 2821 - Nazaré, Belém - PA, 66090-100.Bairro: São Bráz3. DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE DROGAS E MEDICAMENTOSDentre as competências do DEVISA, cabe à DDM:
Os RI representam o parecer da primeira visita dos agentes de vigilância sanitária e técnicos farmacêuticos nos estabelecimentos que estão iniciando suas atividades, e são solicitados no protocolo do DEVISA junto à documentação requerida e ao comprovante do pagamento da taxa de RI.
A LF é concedida após a entrega da documentação referente ao processo que é aberto em seguida no protocolo do DEVISA, mediante pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).
Os Balanços são entregues mensal, trimestral e anualmente pelos responsáveis técnicos os locais e geram processos no protocolo do DEVISA.
A Abertura e o Encerramento de Livro (AL e EL) geram processo e são protocolados no DEVISA, correspondem ao domínio de medicamentos ou insumos de controle especial.
Esses balanços geram processo e são conferidos pela equipe da DDM e entregues aos usuários na secretaria DEVISA.
Os Vistos em Receita são protocolados no DEVISA e entregues ao usuário.
Outras atividades:
São espaços de intervenção desta DDM/DEVISA: distribuidoras, drogarias, farmácias de manipulação, comércio varejista de correlatos e/ou produtos de estética. Chefe: Randolfo AudifaxTelefone: 3344-1765.Endereço: Travessa da Jutaí (FEB) nº 77 entre 25 de setembro e Almirante Barroso.Bairro: São Bráz4. DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DAS CONDIÇÕES DO EXERCÍCIO PROFISSIONALA Divisão de Vigilância Sanitária das Condições do Exercício Profissional (DVSCEP) é uma unidade do Departamento de Vigilância Sanitária do Município de Belém a qual compete licenciar e monitorar estabelecimentos que prestam serviços que se relacionam direta e indiretamente com a saúde e/ou onde sejam exercidas profissões ocupacionais, técnico e auxiliares, relacionadas as ciências da saúde. Tem como função garantir o controle sanitário sobre a saúde pública, pois suas ações, de natureza eminentemente preventiva, perpassam todas as práticas voltadas à promoção e proteção à saúde.
Esta divisão atua sobre o controle de riscos sanitários em serviços de saúde e seus saberes e práticas se situam no campo de convergência de várias ciências do conhecimento da saúde, por isso, é composta por equipe multiprofissional.
A DVSCEP está ligada ao setor de Vigilância Sanitária da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH, e desenvolvem juntas, ações na área do serviço de saúde e infecção hospitalar, como inspeção sanitária, coleta de amostra, atendimento a denúncia, investigação e notificação de agravos, análise de boletins de controle de infecção hospitalar (competência exclusiva da CCIH) e outros.
Chefe: Etelvina FonsecaTelefone: 3344-1764/ 8733-2913.Endereço: Endereço: Travessa da FEB nº 77 entre 25 de setembro e Almirante BarrosoBairro: São BrázEmail: dvscep@yahoo.com.br4.1. SETOR DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DAS COMISSÕES DE INFECÇÃO HOSPITALARDentro de nossas atribuições estão: - Inspeção sanitária em estabelecimentos assistenciais de saúde para fins de liberação de licença de funcionamento anualmente, nos setores fechados (centro cirúrgico, centro obstétrico, central de esterilização, UTI adulto, pediátrica e Neonatal, berçário e unidades de cuidados intermediários); - Monitoramento das ações das CCIH de 41 hospitais prioritários que possuam numero igual ou maior que 10 leitos de UTI; - Analise de dados de boletins de notificação de infeccao hospitalar emitidos pela CCIH dos hospitais do município de Belém; - Apuração de denuncias relacionadas com infeccao hospitalar; - Investigação de surtos em UTI; - Acompanhamento das CCIH dos hospitais através da aplicação da RDC 48 e controle dos boletins epidemiologicos; - Identificação do perfil microbiologico dos hospitais monitorados pela CCIH; - Monitoramento das condições sanitárias dos setores fechados dos hospitais e clinicas através da aplicação de Termos de Intimação, Autos de Infração, Relatórios Técnicos e reuniões com os responsáveis técnicos dos estabelecimentos de saúde.
Chefe: Lígia dos Reis PereiraTelefone: 3344-1763.Endereço: Travessa da FEB nº 77 entre 25 de setembro e Almirante Barroso, sala-D.Bairro: São BrázEmail: scih.devisa.belem@gmail.comHorário: 8h às 13h e 14h às 17h