O local onde a partir de agora passa a funcionar a biblioteca Avertano Rocha, em Icoaraci, já está sendo apelidado de “palácio do saber” pelo prefeito Zenaldo Coutinho, que reabriu o espaço nesta sexta, 4. O prédio alugado pela Prefeitura é um casarão na orla do distrito e funcionará temporariamente, até conclusão das obras de recuperação do Chalé Tavares Cardoso. O “palácio” tem estruturas adequadas para leitura, brinquedoteca, gibiteca, sala de audiovisual e de informatica prontos para receber o público.
“Todos estávamos preocupados com a situação do Chalé Tavares Cardoso. A água estava invadindo as salas, os funcionários e as criancas estavam num ambiente insalubre e o acervo tinha o risco de ser deteriorado”, lamentou o prefeito Zenaldo Coutinho. “Tivemos a preocupação de continuar com a biblioteca durante esse processo de recuperação do chalé e deixar acesa a luz do conhecimento. Espero que aqui possa ser um grande palácio do saber”, concluiu.
A cerimônia de reabertura da biblioteca contou com uma programação que incluiu show de bonecos manipulados, apresentação teatral e de dança, além de contação de histórias. Assim como a vice-prefeita, Karla Martins, a presidente da Fumbel, Heliana Jatene, e o agente distrial de Icoaraci, Armando Tavares, alunos de escolas públicas e particulares do distrito também conheceram o novo endereço da biblioteca, na Rua Manoel Barata, nº 80, e aprovaram a novidade. É o caso de Wellington da Silva Soares, de 14 anos, estudante do 9º ano da Escola Avertano Rocha. “Já frequentava a biblioteca quando funcionava no Chalé. Achei este novo lugar muito interessante porque é aberto e agradável”, contou o estudante.
O casarão agora passa a acolher o acervo de 40 mil livros de literatura e conhecimentos gerais, revistas e jornais. De acordo com a diretora da biblioteca, Socorro Baia, a expectativa é que mais pessoas visitem a biblioteca. “Devido aos problemas no Chalé o público acabou se afastando da biblioteca. Agora, nesse ambiente agradável, tivemos a preocupação de deixar o visitante livre para ler nas salas, no jardim ou na varanda, por exemplo. Com isso esperamos que mais pessoas se interessem pela leitura”, falou a diretora.
A biblioteca funcionará de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, na Rua Manoel Barata, nº 80. Para se cadastrar e poder levar livros para casa, é preciso levar à direção da biblioteca um documento de identidade e comprovante de residência.
Chalé
Após o intenso trabalho da Secretaria Municipal de Saneamento para fazer a drenagem na área do Chalé Tavares Cardoso e impedir que a água da chuva volte a alagar o espaço, a Secretaria Municipal de Urbanismo está preparando o projeto para a recuperação do patrimônio histórico. De acordo com Zenaldo Coutinho, ainda não há um prazo estabelecido para a conclusão das obras.
Por este motivo, Heliana Jatene comemora a reabertura da biblioteca. “Uma biblioteca é o acesso ao conhecimento. Então nada mais justo e importante do que reabrir a nossa biblioteca depois do acidente no Chalé. Essa é uma grande satisfação que devemos ao prefeito Zenaldo Coutinho, pelo empenho de conseguir este espaço”, ponderou a presidente da Fumbel.
Texto: Dandara de Almeida
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)