CreateThumbnail30
Olimpíada solidária de estudo

A Biblioteca Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci, está participando da 12º Olimpíada Solidária de Estudo, promovida no Brasil pelo Instituto Ekloos. Até o dia 5 de dezembro, para cada hora de estudo ou leitura no local, os patrocinadores do projeto destinarão R$ 1,00 para equipar com livros a Biblioteca do Projeto Lajão, beneficiando mais de 100 crianças da comunidade dos Tabajaras, no Rio de Janeiro.

O projeto funciona através de um sorteio que beneficia as bibliotecas brasileiras inscritas no programa. Este ano a biblioteca que está recebendo o beneficio já se prepara para adquirir os livros no dia 13 de dezembro.

A iniciativa agradou os frequentadores da biblioteca. “Esses livros servirão de apoio para estudos acadêmicos e leituras em geral, sempre é bom termos um acervo grande em nossas bibliotecas”, comentou o administrador Hathus Figueiredo, que visitou a biblioteca em Icoaraci e contribuiu com a olímpíada solidária.

Heliana Jatene, presidente da Fundação Cultural do Município (Fumbel), comentou que é muito importante a biblioteca de Belém fazer parte desse programa, pois além de ajudar a disseminar o estudo e a leitura, a biblioteca Avertano Rocha também terá a chance de receber esse beneficio. “Quem sabe um dia essa contemplação não vem para a gente, ai receberemos também uma grande ajuda de todas as bibliotecas do Brasil”, finaliza a presidente.

Este ano, 57 bibliotecas de sete estados brasileiros, além do Distrito Federal, estão participando da Olimpíada. O Pará tem duas bibliotecas participantes, ambas em Belém. Além da Biblioteca Municipal Avertano Rocha, os interessados também conta com a Biblioteca Pública Arthur Viana, nas dependências do Centur.

Socorro Baia, diretora da biblioteca Avertano Rocha, comenta que projetos como esses são essenciais para o incentivo do conhecimento. “Independente para onde esses livros sejam doados é importante dar esse apoio a nossos estudantes, fazer com que essas crianças sintam prazer em estudar”, pontua Socorro.

Diariamente a organização do evento publica o ranking dos estados e bibliotecas com maior horas de estudo/ leitura. No levantamento feito nesta quarta-feira, 18, o Pará está na 5ª colocação, com 802 horas. O estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro (13.444),São Paulo (6.756), Minas Gerais (1.880) e Paraná (1.582).

Para saber mais sobre a Olimpíada Solidária de Estudo, acesse o site www.olimpiadasolidaria.com.

Texto: Hugo Figueiredo
Foto: Oswaldo Forte
Fundação Cultural de Município de Belém (FUMBEL)

Biblioteca Municipal de Belém participa da 12ª Olimpíada Solidária de Estudo