Durante a tarde desta quinta-feira, 30, a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci, ficará ainda mais movimentada com duas programações que pretendem reunir um grande número de pessoas da região. Às 14h30 o Conselho Municipal do Idoso (CMI-Belém) realiza, no jardim da biblioteca, a 1ª Sessão Plenária Distrital, envolvendo moradores dos nove bairros do Distrito Administrativo de Icoaraci – Daico (Cruzeiro, Maracacuera, Paracurí, Águas Negras, Parque Guajará, Ponta Grossa, Agulha, Tenoné e Campina de Icoaraci) e das 26 ilhas que fazem parte da Agência Regional de Outeiro – Arout, entre elas Outeiro, Cotijuba e Jutuba.
Será uma sessão com formato de audiência pública, na qual os órgãos membros do CMI-Belém vão mostrar como cada um tem atuado no município em relação aos direitos do idoso e também abrir espaço para a participação das pessoas que queiram tirar suas dúvidas sobre o assunto.
“Queremos chamar não somente aqueles que estão na terceira idade, mas também os mais jovens para participar deste momento de debate sobre as políticas que visam a humanização e a sensibilização dos direitos da pessoa idosa. O Conselho completou 15 anos e é importante que a população conheça a função social da entidade e seja participante ativa do nosso trabalho”, destaca o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Gregory Sanches.
O CMI-Belém desenvolve ações de inclusão e valorização da pessoa idosa, sempre buscando educar a sociedade sobre o tema. Tem realizado visitas, ações de fiscalização, encontros municipais, além de importantes parcerias com o Ministério Público, Delegacia do Idoso e OAB-PA. Atualmente está trabalhando na produção da Cartilha de Direitos das Pessoas Idosas e no plano de criação do Fundo Municipal do Idoso. Outras seis sessões plenárias distritais serão realizadas pelo Conselho. A próxima será em Mosqueiro, no dia 11 de junho.
Durante a audiência de amanhã, o Conselho aproveitará para lembrar que nesta data é comemorado o Dia Nacional da Mulher e irá prestar uma homenagem à escritora e poetisa belenense Maria Nadir Farias, de 88 anos, conhecida como Vovó Naná. A escritora descobriu a literatura depois dos 60 anos, escreveu oito livros, alguns foram traduzidos para outros idiomas e um deles irá até inspirar um filme.
“Ela, sem dúvidas, é exemplo e inspiração para muitos idosos, prova do quanto é possível e importante produzir na terceira idade”, enfatiza Gregory Sanches.
Sarau
Após a sessão plenária distrital, inicia a segunda programação da tarde. Às 17 horas, a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha irá oferecer ao público um momento recheado de atrações culturais, o Sarau da Lua Crescente.
O evento acontece a cada dois meses e na ocasião são expostas as atividades desenvolvidas pela biblioteca nesse período. Faz parte do Projeto Chalé Literário, uma realização da Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), que desenvolve ações que têm como foco principal a democratização do acesso à informação e a promoção da leitura.
Nesta edição do Sarau, serão apresentados os resultados de oficinas como as de Gibi Literário e de Contação de Histórias através do teatro. Terá ainda grupo de dança de rua, grupo de carimbó, Varal das Poesias, Interferências Poéticas e apresentação líteromusical com os escritores Rui do Carmo, Juraci Siqueira, Hugo Chagas, Diego, Apolo de Caratateua, entre outros.
“O momento é uma oportunidade de aproximar a população das nossas atividades, mostrando o valor do hábito da leitura e que o espaço está sempre aberto para que todos aproveitem o que ele tem a oferecer, além também de dar visibilidade aos escritores e aos outros artistas que temos na nossa comunidade”, afirma a diretora da biblioteca, Socorro Baia,.
A Biblioteca Avertano Rocha está funcionando em um casarão na orla de Icoaraci, apelidado de “Palácio do Saber”, e fica localizado na Rua Manoel Barata, número 80, entre a Travessa Pimenta Bueno e Travessa do Cruzeiro.
Texto: Lilianne Villacorta
Foto: Arquivo-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)