CreateThumbnail85A tarde desta sexta-feira, 22, foi de alegria para estudantes do distrito de Icoaraci. A Prefeitura de Belém, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), entregou 1.273 bicicletas aos alunos dos ciclos CIII (6º e 7º anos) e CIV (8º e 9º anos) das Escolas Municipais Madalena Raad, Avertano Rocha e Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso. A cerimônia de entrega foi realizada na Biblioteca Avertano Rocha, em Icoaraci.

Bruno Vinícius Gomes, aluno do 7º ano da E.M Avertano Rocha, nunca teve uma bicicleta e não escondeu a felicidade. “É muito bom isso que estão fazendo pelos alunos, estou muito feliz. É um meio de transporte útil para poder ir pra escola, antes ia de ônibus e agora vou poder economizar”, comemorou.

A iniciativa faz parte do Programa Federal “Caminho da escola para zona rural”, que foi adaptada pela Prefeitura para atender as necessidades dos estudantes das ilhas e distritos. A compra e a entrega das bicicletas, adquiridas com recursos municipais, vai reduzir o tempo de locomoção dos alunos até suas escolas e aumentar a frequência escolar.

“Essa é uma entrega muito significativa, é muito bom ver a alegria no rosto de cada criança ou adolescente que recebe a bicicleta. É um grande benefício para educação. Agora é só ter cuidado na rua e usar o capacete”, pontuou a Secretária Municipal de Educação, Rose Salame.

A Prefeitura iniciou as doações de bicicletas e capacetes em dezembro de 2013 e, com esta entrega, atingiu a meta estimada no início do projeto, de beneficiar cinco mil alunos do 6º ao 9º anos, dos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro.

“É um momento de muita alegria, pois é mais uma ferramenta de estudo, um instrumento para poder chegar à escola e também passear aos finais de semanas. Quem está presenteando os alunos com essas bicicletas são os pais, eles pagam os impostos e estão tendo o retorno disso. A administração pública está pensando cada vez mais na educação e em ter mais alunos dentro das salas de aulas, isso é o que realmente importa”, declarou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

Além das bicicletas, a Secretaria Municipal de Educação investe no transporte escolar na região da Ilha Grande. Vinte e três barcos e duas lanchas são utilizados no transporte de 580 alunos da região, que são apanhados e deixados na porta de casa antes e após as aulas. Com a medida, a Semec reduziu a evasão escolar nos estabelecimentos de ensino da região das ilhas. E este serviço será ampliando com a aquisição de mais duas lanchas escolares, do projeto “Caminho da Escola”.
Erica Pantoja, de 14 anos e aluna da E.M Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, está satisfeita com  o presente. “Eu ia andando para escola, meia hora de caminhada, era muito cansativo, agora vou poder ir de bicicleta e, além de chegar mais rápido, vou chegar mais disposta”.

Texto: Priscylla Gester
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Prefeitura de Belém entrega mais de 1.200 bicicletas para alunos de Icoaraci