A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha preparou uma tarde especial para os moradores de Icoaraci, repleta de apresentações culturais, muita música e poesia. O já conhecido “Arraial da Literatura”, realizado no distrito desde 2013 como parte do “Arraiá da Capitá”, promovido pela Prefeitura Municipal de Belém, através da Fundação Cultural do Município (Fumbel), encerrou a quadra junina em Icoaraci, nesta sexta-feira, 26.

Dezenas de pessoas prestigiaram o evento, que conta com o apoio do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) e o Centro de Atenção Psicossociais (Caps) do distrito.

Jéssica Almeida, de 9 anos, conta que adorou as brincadeiras, como pescaria e corrida de saco, e que sempre que tem um tempo livre vai à biblioteca para estudar ou participar das oficinas. “Aqui me divirto muito e também aprendo. Sempre que posso peço para minha mãe me trazer”, comentou a estudante, encantada com as apresentações.

A aposentada Maria das Graças, que veio prestigiar o evento a convite de seu neto, que frequenta a biblioteca diariamente, também se surpreendeu com as belas apresentações. “Meu neto sempre está aqui, e me convidou para participar dessa programação. Estou adorando tudo”, afirmou.

“Hoje, encerramos o trabalho realizado durante todo o mês de junho. Com as oficinas que oferecemos aqui na biblioteca, buscamos unir os moradores de rua junto com a comunidade. Nossa equipe toda está de parabéns. O prêmio que recebemos é prova de que estamos no caminho certo” comentou a diretora da biblioteca Avertano Rocha, Socorro Bahia.

A diretora da biblioteca se refere ao prêmio “Boas Práticas e Inovação nas Bibliotecas Públicas”, oferecido pelo Ministério da Cultura em 2014, pelo projeto social “Boi Paraense”, mais uma parceria da biblioteca municipal com Centro Pop e Caps, que visa à inclusão de pessoas em situação de rua na sociedade, além de garantir acesso à cultura.

Texto: Milene Amaral
Foto: Uchôa Silva/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

“Arraial da Literatura” encerra quadra junina em Icoaraci