No mês  em que se comemora o Dia Internacional do Folclore, a Biblioteca Municipal Avertano Rocha, preparou uma programação especial com mitos e lendas presentes no imaginário amazônico.

Para homenagear os personagens folclóricos tão conhecidos pelos paraenses, a biblioteca selecionou no seu acervo pessoal as histórias lendárias do Uirapuru, Boto, Matinta Perera, entre outras, para ilustrar a exposição que permanecerá aberta ao público até o dia 31.

Segundo o arte-educador Maurício Rocha, o trabalho de resgate das raízes culturais de um povo é muito importante para que a tradição não seja perdida.

“Com o passar do tempo, os moradores da região amazônica, antes isolados em pequenos grupos, passaram a ser incorporados no mercado de trabalho. Dessa forma, foi inevitável a mudança dos costumes da sociedade, e o folclore não teve mais a oportunidade de se desenvolver e acabou cedendo o seu espaço para a cultura de massas. O nosso papel é justamente resgatar a história da sociedade através da reflexão da sua própria cultura e instigar o pensamento para que novas ideias possam surgir”, explica Maurício.

Além da exposição, outras atividades culturais que envolvem o folclore amazônico foram apresentadas para a comunidade com a intenção de aproximar e despertar o interesse por essa manifestação cultural.

O espetáculo, “Pássaros”, encenado pelo grupo Dirigível Coletivo de Teatro homenageou os pássaros juninos que reúnem vários mitos amazônicos e contam histórias a partir de um personagem central, o pássaro.

De acordo com o diretor da peça, Rodolfo Sanchez, o teatro popular resgata a expressão genuína da cultura paraense.

“O Pássaro é o folclore que o povo cria e isso passa de geração em geração. A nossa intenção é mostrar para a comunidade através de diferentes linguagens artísticas a riqueza do nosso patrimônio imaterial, que se chama cultura”, enfatiza Rodolfo, com entusiasmo.

A programação cultural que homenageia neste mês de agosto, o folclore, faz parte do projeto Chalé Literário da Biblioteca Municipal Avertano Rocha, com o objetivo de aproximar o público da leitura, por meio de atividades de cunho artístico e literário.

Serviço:

A exposição “Contando histórias através do folclore”, está aberta até o dia 31 de agosto, de 8h às 18h, no espaço central da Biblioteca Municipal Avertano Rocha, localizada na Rua Manoel Barata, Nº80, entre Trav. Pimenta Bueno e Trav. do Cruzeiro.

Texto: Roberta Gelak
Foto: Samdy Mendes/ Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Folclore amazônico ganha destaque na Biblioteca Municipal Avertano Rocha