A Prefeitura Municipal de Belém por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL)  realiza durante o mês de junho, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci,o Projeto  Chalé Literário com o tema “Boi Literário Paraense incentivando a leitura nos 400 anos de Belém” com   diversas atividades de promoção da leitura integradas com a comunidade.

A programação consiste na realização de Exposição, Cinema na Biblioteca, Oficinas, Cortejo do Boi Literário Paraense, culminando com o Arraial da Leitura que será realizado no dia 24 de junho das 10h às 17h, com apresentação do Boi Paraense como resultado das oficinas.

A programação tem por objetivo desenvolver ações que visem promover a leitura por meio da cultura popular de forma lúdica, que envolva crianças, adolescentes e adultos, visando uma integração da comunidade, assim como proporcionar a inclusão por meio da inserção nas atividades dos usuários da FUNPAPA/Centro Pop Icoaraci, FUNPAPA/ Creas Icoaraci e da SESPA/ CAPS Icoaraci, como forma de potencializar suas habilidades artísticas e a criatividade da comunidade.

Desenvolvemos as atividades com o foco principal no Boi Literário Paraense, o qual foi criado na Biblioteca pela comunidade desde 1993, sendo já considerado patrimônio da Biblioteca e da comunidade.
O Projeto Boi Paraense em 2014 recebeu o Prêmio Boas práticas e inovação em Bibliotecas Públicas do Ministério da Cultura, por desenvolver atividades de estimulo a leitura por meio da preservação da cultura popular.

O projeto é acompanhado por 04 arte educadores, que desenvolvem as oficinas com a comunidade, demonstrando como a cultura popular pode ser um instrumento de promoção de leitura e a Biblioteca um espaço fundamental para o exercício da cidadania e fomentadora de práticas leitoras permanentes,consolidando-se como um espaço livre de formação de leitores, onde a leitura e a literatura são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento humano.

O Projeto é desenvolvido com a parceria da FUNPAPA/Centro Pop Icoaraci, FUNPAPA/Creas Icoaraci, Ministério da Cultura, Projeto Tô na Rede.

Projeto Chalé Literário no mês de junho na BPMAR