Macacaporanga

<< Voltar

Árvore de pequeno porte. Flores de 2,5 mm de comprimento, sésseis; estames eretos. Fruto 3,3X2,0 cm.

Aniba parviflora é semelhante a A. rosaeodora, porém distintas quimicamente. A. parviflora apresenta sua folhas moídas muito mais verdes, enquanto A. rosaeodora apresenta folhas moídas amarronzadas.

Espécie típica de floresta alta, distribuída no Suriname e Brasil.

Segundo a crença popular, Aniba é um gênero de grande importância ecológica. Ele atualmente inclui 41 espécies, classificadas em seis subgrupos diferentes, em que as estruturas arbóreas são quase indiferenciadas, as diferenças são adaptações ecológicas para ambientes diferentes ao longo de um clima relativamente seco-úmido. Espécies em ambientes menos úmidos são menores ou menos robustas, com folhagem menos abundante e mais fina e tem células oleíferas que dão um aroma de árvores mais perfumadas.

As árvores mais conhecidas são usadas pela indústria madeireira, mais de 14 espécies. Neste gênero, a madeira tem um elevado valor comercial. As madeiras são tipicamente amareladas, com uma tonalidade esverdeada quando frescas, tornando-se marrom ou verde-oliva na exposição. Alburno estreito é de luz amarelada. Luster é de médio a alto; grão é direto para intertravado; a textura é fina a média; o odor é picante e o sabor pode ser distinto.