Priprioquinha

<< Voltar

Erva de 40-60 cm de altura, rizomatosa; caule triangular, espigas elípticas.

Cyperus rotundus é uma das espécies vegetais com maior amplitude de distribuição no mundo. No Estado do Pará ocorre, preferencialmente, como ruderal em centros urbanos.

Cyperus rotundus provavelmente é de origem indiana, ocorre em toda a extensão territorial brasileira. É uma das espécies vegetais com maior amplitude de distribuição no mundo.

Conforme a crença popular, a priprioquinha é uma planta perene, com reprodução por sementes, mas, proporcionalmente, pouco significativa, pois menos de 5% das sementes formadas são viáveis. A principal multiplicação é por tubérculos e bulbos subterrâneos. Em temperatura baixa, o seu desenvolvimento e multiplicação se dão com lentidão. Temperatura elevada é muito bem tolerada; na verdade, não se conhece outra espécie vegetal que tolere temperaturas mais altas que Cyperus rotundus. Sua capacidade de sobrevivência em condições adversas é enorme. Períodos prolongados de seca ou inundação do terreno são suportados. Os tubérculos perdem a viabilidade se dessecados e o revolvimento do solo em época seca ajuda a diminuir o número de tubérculos viáveis na área. A parte aérea é sensível a sombreamentos, podendo-se até eliminá-la com sombreamento prolongado. A fotossíntese é efetuada pelo ciclo C4, altamente eficiente em regiões quentes.