Dom Alberto Ramos

Nascida na década de 70, a partir de um bosque, localizado no quadrilátero formado pela avenida Rodolfo Chermont e as travessas Primavera, Marabá e Almerim, no bairro da Marambaia, a Praça Dom Alberto Ramos hoje está totalmente revitalizada e voltou a ser amplamente visitada pelos moradores do bairro. Com uma extensão de quase 18 mil metros quadrados, o logradouro oferece áreas de lazer voltadas para todas as idades, já que estão disponibilizados no local quadras de esporte, parque de diversão e recanto para os idosos.

Antes da construção da Praça, existia naquele local um bosque, que não tinha nome oficial nem grades ao redor, mas que era bastante frequentado pela população do bairro que aproveitava para reunir os amigos e promover jogos no local.

A Praça Dom Alberto Ramos, propriamente dita, foi inaugurada em 1996 e recebeu esta denominação em homenagem ao  ex-arcebispo de Belém Dom Alberto, que foi o segundo paraense e o único belenense a ocupar o sólio arquiepiscopal da capital paraense.