Monumento General Gurjão

Hilário Maximiniano Antunes Gurjão (Belém, 21 de fevereiro de 1820 ? Paraguai,17 de janeiro de 1869) foi um militarbrasileiro, que lutou na Guerra do Paraguai.

Sentou praça em 1836, completou os cursos de engenharia e artilharia, sendo sucessivamente promovido até brigadeiro, em 1868. Foi comandante da Fortaleza de Santa Cruz. Participou da Guerra do Paraguai, comandando a artilharia contra os fortes paraguaios de Itapiru, comandante da 17.ª Brigada de Artilharia na batalha de Tuiuti. Na batalha de Itororó foi ferido nos ombros e carregado para a retaguarda, faleceu dias depois. Foi inicialmente sepultado em Humaitá, tendo depois seus restos removidos para o Rio de Janeiro e depois para o Pará.

Também foi deputado provincial no Amazonas, além de professor de geografia e história do Colégio Santa Maria de Belém, no Pará.

Agraciado comendador da Imperial Ordem de Cristo, da Imperial Ordem da Rosa, cavaleiro da Imperial Ordem de Avis e dignitário da Imperial Ordem do Cruzeiro.

Em 02 de setembro de 1870, a lei de número 615 autorizou o governo a erguer o monumento ao General Hilário Maximiano Antunes Gurjão, localizado no Centro Comercial de Belém. Por um decênio ficou o projeto sem execução. Nova resolução legislativa tomada a 04 de abril de 1880, transformada na lei nº 982, confirmou a autorização anterior. General Gurjão foi um militar paraense, herói da batalha pela ponte de Itororó, na Guerra do Paraguai.

O monumento havia sido pensado primeiramente como um mausoléu no cemitério da Soledade. Depois foi decidido construir um monumento em homenagem ao General Gurjão que seria erguido na Praça das Mercês. Mas viram que o local não seria adequado por causa da altura dos prédios vizinhos e o monumento ficaria desproporcional. Então foi decidido que ficaria na Praça D. Pedro II que já se chamou: Primitivo Largo do Palácio, Largo da Constituição, Praça da Independência, Parque Affonso Penna. Trata-se de um dos mais antigos logradouros públicos da capital paraense. Que fica localizado na esquina da Rua Conselheiro João Alfredo com a Avenida 16 de Novembro hoje Avenida Portugal.

Descrição do Monumento

Localizado na área central da Praça D. Pedro II, em área pavimentada octavada, cimentada, revestida com pedra portuguesa em duas cores (preto e branco) formando desenhos floral com estrela e formas geométricas curvas.