Palacio Antonio Lemos

Este palácio, chamado na época de Paço Municipal, começou a ser construído em 1860. A medalha comemorativa desse acontecimento registra como autor do projeto José Coelho da Gama Abreu, que o delineou e executou. Nas décadas seguintes, os relatórios provinciais dão notícias da longa construção e de períodos de paralisação.

O prédio foi inaugurado em 1883, dois anos antes da conclusão das obras, havendo bênção do edifício e até distribuição de cartas de alforria a 47 negros cativos para celebrar a ocasião. Volume maciço e quase quadrado, o prédio tem sua marcação externa, no térreo, feita por colunas duplas nos quatro cantos. No andar superior, as colunas prosseguem como pilastras.

A planta baixa possui um vazio central formado por dois pátios e dividido ao meio pelo volume da escadaria monumental. A simetria prossegue em vestíbulos idênticos e em pórticos que sustentam sacadas abertas, o da fachada principal mais avançado e apoiado em colunas duplas. Nessa fachada existem três frontões triangulares marcando as alas laterais do edifício e o corpo central.

O frontão central é ornado por estátuas, enquanto os laterais ostentam vasos de coroamento. As fachadas mantêm rigorosa simetria e as aberturas são todas em arco pleno, com variações de sobrevergas. São notáveis, nesse prédio, os pisos em mosaico no térreo, recuperados na restauração de 1994, e a decoração do piso superior, sem dúvida devida a reformas de tendência eclética do início do século XX, ou pouco anteriores. Estuques muito elaborados, lustres de procedência europeia, alguns com desenho pompeiano, salas com revestimento em ferro prensado e pintado são característicos de uma fase de acúmulos decorativos que marcam o pleno período do apogeu da borracha.

Fonte: