Catuaba

<< Voltar

O chá da casca da catuaba é usado como estimulante contra fadiga, no combate a insônia, a falta de memória e também como estimulante sexual, apesar de servir tanto para o homem, como para a mulher, são mais visíveis os resultados de seus efeitos nos homens. Uma pesquisa realizada pela Unicamp, em coelhos, comprovou os efeitos. 

Cientistas fizeram experiências com catuaba nos anos 30 e 40, mostrando que ela tinha um forte efeito vasodilatador, além de atuar no sistema nervoso autônomo. Alcalóides semelhantes à yoimbina foram isolados.  Mas esses estudos caíram no esquecimento e atualmente a sua metodologia é considerada ultrapassada.  Aparentemente a vantagem da catuaba sobre a casca de ioimbe é que a primeira tem efeito mais suave e não costuma causar efeitos colaterais.  Mesmo assim não deve ser usada por pessoas com problemas cardíacos, glaucoma ou retenção urinária.

Segundo a tradição, a marapuama e a catuaba precisam ser usadas em associação para potencializar seu efeito.  Mateiros que fazem *garrafadas ainda acrescentam gengibre,  ginseng, fafia e outras plantas tônicas alegando que elas aumentam o efeito das plantas com atividade afrodisíaca.  Quem já foi no mercado do Ver o Peso, teve oportunidade de ser abordado por vários mateiros com suas garrafadas afrodisíacas de marapuama e catuaba.