Garrafadas do Ver-O-Peso
Garrafada e um tipo de preparação tradicional onde as plantas medicinais são colocadas dentro de uma garrafa e deixadas por um tempo, para então tomar um pequeno cálice diário como medicamento.
Para o consumidor, é bom ficar atento com tanto mistério das famosas garrafadas. Para preservar o segredo da fórmula, algumas erveiras admitem que não colocar no rótulo da garrafa todos os ingredientes contidos no recipiente. Em alguns casos podem ser até 20 folhas ou raízes diferentes. No 'Viagra Natural', por exemplo, são 13 ingredientes, entre eles a catuaba, o marapuama, o guaraná e o ginseng. 'Geralmente são só os principais', disse uma delas, apontando para o termo 'etc' no final de um dos rótulos, usado para explicar que, além dos descritos, há outros componentes na garrafada. 'Quando a pessoa vem comprar a gente explica direitinho', garantiu. As garrafadas também não trazem muita orientação sobre o consumo. Geralmente a informação se restringe ao número de doses diárias, o preparo e a duração do produto. Segundo as erveiras, os preparados podem ser consumidos com segurança em até três meses, mas o problema é que a data de fabricação não está estampada na embalagem.
São inúmeras as misturas para esse "medicamento", entre eles um fruto misturado a suco de uva e conservantes naturais com poder de curar ou combater mais de 100 problemas de saúde. Essa é a promessa da 'Garrafada de Noni', amplamente comercializada pelas erveiras do mercado do Ver-o-Peso, em Belém.
Todos os compostos vendidos na feira são de fabricação caseira, preparados pelas próprias erveiras.