Páprica
A páprica (português brasileiro) ou paprica (português europeu) (também conhecida em Portugal como pimentão-doce ou colorau) é uma especiaria muito usada na cozinha como condimento, obtida de uma variedade de pimentão (português brasileiro) ou pimento(português europeu), depois de seco e moído. É uma variedade de Capsicum annuum, da família das Solanaceae. A sua origem é latino-americana, mais especificamente da região da América Central e do México. Diversas variedades dessa espécie são utilizadas, dependendo de se se pretende um condimento mais ou menos picante.
A páprica é usada como corante de carnes assadas, sopas, pães e arroz. Na indústria alimentícia, é usada para carnes congeladas ou defumadas, arroz, manteiga e queijos.
O nome páprica é um derivativo da palavra húngara para pimenta. Em algumas línguas europeias, como o alemão, tanto o fruto como o pó resultante são chamados de páprica.
Foi a cozinha húngara que fez famosa a páprica na região da Europa central, e é também na Hungria que se produz uma das melhores pápricas do mundo que vai do doce ao picante.
A paprica também é muito usada na Península Ibérica para dar cor e sabor aos enchidos, como chouriços e linguiças, e na cura do presunto, tal como em vários pratos típicos.
Usa-se no Golfo Pérsico uma mistura aromática e picante de temperos chamada baharat que utiliza a páprica como ingrediente.