Belém do Pará
Belém é um Município Brasileiro, capital do Estado do Pará, pertencente à Mesorregião Metropolitana de Belém e à Microrregião de Belém. Com uma área de 1 064,918 km², localiza-se no norte brasileiro, distante 2 140 quilômetros de Brasília.
Fundada em 12 de Janeiro de 1616, vai completar 400 anos em 2016.
De acordo com o livro da Professora Nazaré Sarges da UFPa, a cidade teve um período muito prospero denominado Belle Epoque, entre 1840 e 1910, quando a cidade passou a desempenhar o papel de escoamento de toda a produção da região Amazonica. Debaixo desta nova ordem economica, a cidade recebeu calçamento novo com paralelepipedos e ruas com granito importado da Europa, construçao de predios publicos, casaroes com azulejos, e monumentos e praças novas,além disso a remodelaçao dos habitos e costumes sociais. Neste periodo o pais escolhido como modelo de urbanismo foi a França, atraves da administracao do Intendente Antonio Lemos (1897/1910).
Na cidade de Belém, era comum nesta época, as mulheres de classes abastadas mandarem buscar em Paris e Londres seus vestidos. Para resolver estas questoes, estabelecimentos comerciais se instalaram, tais como a loja Paris N'America e o bom Marche.
Em 1920 configura-se o fim do ciclo da borracha e Belém deixou de ser a capital da Borracha, apesar disto, o urbano configurado ao longo dos séculos permaneceu sob novas condições e com outras características.
Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.
Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o parque Mangal das Garças, A estação das Docas, A BAsilica de Nazaré , o mercado do Ver-o-Peso, O complexo Feliz Lusitanea e eventos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré.