Desempata
Erva prostrada, ramos carnosos. Também chamada de vedélia.
Sphagneticola trilobata ocorre na maior parte dos trópicos e subtrópicos, ausente na África. Nas Américas ocorre desde o México até o Brasil, onde é comum em toda a faixa litorânea, geralmente em ambiente úmido.
Segundo a crença popular, a vedélia é uma margaridinha nativa do litoral brasileiro, muito vistosa e rústica. A ramagem rasteira e ramificada apresenta folhas trilobadas de coloração verde-escura, que acentuam o contraste com as pequenas inflorescências completamente amarelas. Como outras flores da família Asteraceae, as flores verdadeiras são muito numerosas e se apresentam em capítulos solitários. A floração ocorre durante todo o ano.
Devido ao seu comportamento estolonífero e rasteiro, é muito utilizada como forração, para proteger taludes e barrancos. Mas também pode embelezar canteiros e bordaduras, assim como vasos e jardineiras.
Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, regada a intervalos regulares. Muito rústica, tolera umidade excessiva, alagamentos ou seca, sendo bastante apropriada para jardins praianos. Multiplica-se por divisão da planta, preservando a estrutura das mudas.