Jasmim de Santo Antônio
Cipó. Flores brancas. Fruto do tipo baga, negra.
Jasminum officinale é originária da Ásia e África, hoje bastante difundida no Brasil. Destaca-se no gênero por apresentar lobos agudos lineares e inflorescência subumbelada.
Segundo a crença popular, o óleo essencial de Jasminum officinale é usado em aromaterapia. Jasmine absoluto é conhecido como o "Rei dos Óleos", e seu pesado e doce aroma é amado pela maioria das pessoas. As flores lançam seu perfume ao anoitecer, por isso as flores são colhidas durante a noite e uma pequena quantidade de óleo é obtida por extração com solvente. O resultado é um óleo muito caro, mas pode ser utilizado em concentrações baixas de modo que não é economicamente inviável para usá-lo em produtos. O aroma de jasmim é descrito como calmante e relaxante sem ser soporífero, e é indicado para depressão e estresse, bem como algumas condições respiratórias. É indicado também para situações de pele sensível. Mas, principalmente, o jasmim tem reputação como afrodisíaco e é utilizado para todos os tipos de problemas sexuais.
Como um medicamento à base de plantas, é utilizado em dermatologia ou como um antisséptico ou agente anti-inflamatório.
Jasminum officinale L. var. grandiflorum é, na medicina popular chinesa, usado para o tratamento de hepatite. Com efeito, mostrou atividade antiviral in vitro.
O efeito de um extrato aquoso de frescos botões florais de Jasminum officinale var. Grandiflorum Linn. tem sido estudado sobre a fertilidade feminina em ratos. O extrato produziu uma redução significativa nos níveis de progesterona sérica.