Avenida Senador Lemos

Atravessando os Bairros do Umarizal e Sacramenta, é uma homenagem ao Político Maranhense de nascimento Antônio José de Lemos. É considerado a maior revelação política de seu tempo. Não teve como Lauro Sodré, aquele prestígio popular, contudo soube impor-se por suas atitudes e Características.

É graças a seus esforços que na época que era intendente (espécie de Prefeito da época) a cidade se transformou. Era um autêntico urbanista, um artista consumado, plasmando, com cinzel da sua imaginação, a cidade que amava com o enternecimento de um poeta. Construiu jardins, abriu praças, rasgou avenidas, erigiu monumentos, encheu de telas preciosas as paredes do paço Municipal.

Em consequencia da revolução do dia 29 de Agosto de 1912, teve sua residência incendiada e também o Jornal que fundou e dirigiu, " A Provínica do Pará" .

Antes a avenida Senador Lemos, teve as seguntes denominações: estrada da Olaria, estrada de São João a evnidade pirmeiro de Maio. O atual nome foi devido a um decreto número 847 de 16 de Dezembro de 1943 do prefeito da época Otávio Meira.