Tralhoto

<< Voltar

Nome científico: Anableps anableps

Nome popular: O peixe de água doce chamado Tralhoto é conhecido popularmente como Quatro-Olhos. Peixe não comestível.

Onde encontrar: Praias de Salinópolis e Mosqueiro.

Este pequeno peixe de apenas 20 cm pode ser encontrado em águas salgadas e doces. Sua maior característica são seus quatro olhos, que fazem dele uma espécie única. É comum vê-lo nas águas das praias do Mosqueiro e de Salinópolis, quando fica cruzando a superfície com uma velocidade assustadora.

Distribuição geográfica: Sua espécie é distribuída no delta do Rio Amazonas.

Habitat: O Quatro-Olhos é um peixe que habita a água doce, às vezes, lagoas salobras e litorais de mangue. Pode permanecer no fundo de lama exposto ao ar durante a maré baixa.

Alimentação: É um peixe omnívoro, alimentando-se de insetos, algas e pequenos peixes.

Reprodução: O Quatro-Olhos apresenta dimorfismo sexual: o macho possui um gonopodium. Curiosamente, o macho e a fêmea possuem os seus órgãos sexuais orientados, ou para a direita, ou para a esquerda. Devido a este fator, o macho destro só pode copular com a fêmea canhota e vice-versa.

Características: O peixe Quatro-Olhos é um peixe com escamas. Possui o olho dividido em partes aéreas e aquáticas. Cada olho é uma estrutura dupla, que se projeta acima da linha da água. A córnea está dividida por uma banda pigmentada horizontal em uma zona superior, fortemente convexa, e em uma zona inferior, plana. A íris possui duas projeções, que dividem a pupila em duas, a superior, adaptada à visão aérea, e a inferior, adaptada à visão aquática. Pode alcançar 30 cm de comprimento e pesar 400 g.

Leia mais: http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-quatro-olhos-anableps-anableps#ixzz3mYd7De6g