Manga
Nome científico: Mangifera indica
Características: Os frutos apresentam tamanhos, formatos, sabores e cores variados: por fora, as mangas podem ser verdes, amareladas, alaranjadas, róseas ou violáceas. Dentro da manga, envolvido por uma polpa de cor amarelada e sabor forte, carnuda, doce e às vezes fibrosa, dependendo da qualidade da fruta, encontra-se o caroço, grande e achatado.
Uso culinário: Basicamente, por suas excelentes qualidades de textura e sabor, a manga é fruta consumida in natura. Com sua polpa prepara-se, no entanto, um bom número de receitas diferentes que resultam em doces, compotas, geleias, purês, sorvetes, saladas e musses de deliciosos sabores.
Você sabia que, no Brasil, a fruta foi amplamente disseminada? De acordo com Pio Corrêa, a mangueira foi a árvore asiática que se adaptou melhor ao clima brasileiro, produzindo inúmeras variedades, tornando-se quase obrigatória na paisagem do Norte e do Nordeste do país, e sendo facilmente encontrada em cultivo na Amazônia e nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Informação nutricional: Energia 59,00 kcal, Proteínas 0,50 g, Lipídios 0,20 g, Carboidratos 15,40 g, Fibra 0,80 g, Cálcio 12,00 mg, Fósforo 12,00 mg, Retinol 210,00 mg, Vit. C 53,00 mg.
Receita
Molho de Manga
Rendimento: 18 porções
Porção: 01 colher de sopa
Ingredientes
01 un pequena de cebola
02 dentes de alho
01 colher de sopa de azeite
01 un grande de manga
01 colher de sobremesa de hortelã
01 colher de chá cheia de sal
1/2 colher de café de pimenta-do-reino
100 ml de água
Modo de preparo
Descascar a cebola e o alho, picar em cubos pequenos e reservar. Em uma panela, aquecer o azeite, adicionar a cebola e refogar. Acrescentar o alho e refogar. Colocar o alho e a cebola refogados no liquidificador com a manga lavada e descascada e o restante dos ingredientes.
Liquidificar até obter um creme. Servir gelado com saladas.