Santíssima Trindade

No início do século XIX recrudesceu em Abranches, já com 58 anos, o desejo de construir uma Igreja em honra da Santíssima Trindade. Em 1802 pôs em andamento o seu projeto. Solicitou ao 7º bispo do Pará, D. Manuel da Silva Carvalho, permissão para construir a Igreja. Esta lhe foi concedida, mas o bispo adiantou-lhe que o Bispado era carente de recursos, porém, que, "se os recursos próprios acabarem, tens permissão para buscar espórtulas entre o povo". De posse da permissão de D. Manuel, Abranches dirigiu-se ao Paço do Conselho onde estavam reunidos os seguintes vereadores: Bento de Figueiredo Tenreiro, António Álvares Fernandes de Carvalho, Caetano Alberto Ribeiro, João de Araújo e Francisco Pereira de Cristo. Foi tão apaixonante a exposição de Abranches na presença dos vereadores que se diria tocado pela Santíssima Trindade, atingindo o clímax da emoção quando rematou: "A vida já me foge, mas antes que ela fuja por inteiro, hei de ver a Igreja de Nossa Senhora da Trindade erguida".

Fontes:

www.fundacaonazare.com.br

Livro:  Igrejas de Belém" do historiador paraense Ernesto Cruz.