Monumento da República

<< Voltar

Em 1890, um ano após a Proclamação da República, foi lançada a pedra fundamental do monumento, cuja construção foi uma forma de homenagear o novo regime e também marcar a adesão do Pará ao mesmo. A obra foi objeto de um concurso cujo edital foi lançado pelo governo do Pará no ano seguinte, em 1891. Participaram da seleção feita por um júri composto de políticos e profissionais do Estado vários artistas estrangeiros. Por maioria, foi escolhido o projeto do escultor italiano Michele Sansebastiano, que recebeu algumas alterações antes de ser finalizado. A principal modificação foi a substituição do ramo de oliveira por uma espada na mão da República, com maior valor simbólico. A obra, iniciada em 1892 e finalizada cinco anos depois, foi orçada inicialmente em 120 mil contos de reis, valor alterado anos depois para 288 mil contos de reis devido à diferença de câmbio.

Com uma altura total de 20 metros, o monumento, feito em mármore de Carrara e bronze, apresenta conjunto escultórico erguido sobre quatro degraus, um pedestal de quatro faces e uma coluna dórica. No alto da coluna está a figura principal, a Marianne, com as insígnias revolucionárias da sua identidade, representando a República.

Representando o Progresso Nacional, vê-se sobre o pedestal um conjunto escultórico com a figura de um gênio alado, de 6,70 m de altura até a ponta do estandarte da República por ele levantado. O gênio apoia-se em um leão, que simboliza a força.

Na figura de uma mulher alada sentada sobre livros está representada a História. A figura feminina, com cinco metros de altura desde a extremidade do manto até a asa, registra em uma página do livro, sustentado por um gênio, a data em que a República foi proclamada. Sentados nas laterais do monumento estão dois gênios, com 2,6 metros de altura cada. Eles apresentam nas mãos tarjas com inscrições de probidade, em uma, e união, na outra. Nas laterais do pedestal foram inseridas datas, nomes e placas de autoridades e personalidades.

Fonte:

http://www.monumentosdebelem.ufpa.br/