Chafariz das Sereias

Na capital paraense, a história do Chafariz das Sereias, que integra o complexo da Praça da República, no bairro da Campina, vem permeada de mistérios. Vários autores afirmam que a partir do relatório apresentado pelo então intendente da capital, Antônio José de Lemos, ao conselho municipal de Belém, na sessão de 15 de novembro de 1905, o Chafariz das Sereias teve sua estrutura concluída em 1904. Este relatório, entretanto, não nomina o chafariz, mas o contexto do relato parece referir-se às Sereias, quando afirma que se trata de um monumento em estilo Art Nouveau e importado da Europa.

Por outro lado, a história do monumento parece estar, também, mais vinculada à própria política de abastecimento de água da cidade. Em 1876, Francisco Maria Corrêa de Sá e Benevides, presidente da província do Pará, em relatório apresentado à Assembléia Legislativa Provincial, reconhece que água potável é uma reivindicação antiga e que já estava em curso, desde 1872, um estudo sobre os mananciais de onde deveria ser extraída a água.

fonte: