Curimbatá

<< Voltar

Nome científico: Prochilodus lineatus

Nomes populares: O peixe de água doce chamado Curimbatá é conhecido popularmente como Curibatá, Curimatá, Curimatã, Curimataú, Curimba, Curumbatá e Crumatá.

Distribuição geográfica: Sua espécie é distribuída por toda a Região Norte, Centro-Oeste, Nordeste, além dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Habitat: O Curimbatá habita tanto fundo de lagos como margens de rios.

Alimentação: É um peixe detritívoro (alimenta-se de restos orgânicos), consumindo a vasa do fundo dos rios, como sedimentos orgânicos e vegetais.

Reprodução: É uma espécie de desova total (a partir de novembro), que realiza a piracema. Sua primeira maturação sexual ocorre em indivíduos com cerca de 20 cm de comprimento.

Características: É um peixe com escamas ásperas, em número de 47 a 50 sobre a linha lateral, com nove fileiras acima e sete abaixo dela. Sua coloração é cinza-prateada, com faixas transversais escuras e inconspícuas no dorso. Possui nadadeiras caudal, dorsal e anal com várias manchas escuras e claras, alternadamente. Tem boca terminal, com lábios espessos e protráteis em forma de ventosa, munido de pequeninos dentes fracamente inseridos. Possui um espinho curto e dirigido à frente, na origem da nadadeira dorsal. Pode alcançar 30 cm de comprimento e atingir 450 gramas.