Frei Caetano Brandao

<< Voltar

 

O contrato para a realização da escultura do monumento a Dom Frei Caetano da Anunciação Brandão foi assinado com o artista italiano Domênico de Angelis, que morreu após contrair uma doença em Manaus, antes de concluir a sua obra. O trabalho foi finalizado por Enrico Quattrini, em 1899. A escultura foi fundida "n'uma liga alumínio e bronze".

Frei Caetano Brandão nasceu em Portugal no dia 11 de setembro de 1740. Tornou-se padre aos 19 anos, no dia 28 de novembro de 1759. Foi nomeado bispo do Pará no dia 16 de dezembro de 1782.

Depois que deixou Belém, no dia 7 de agosto de 1789, assumiu a Arquidiocese de Braga, em Portugal, no dia 28 de junho de 1790. Dom Frei Caetano da Anunciação Brandão morreu aos 65 anos em Portugal no dia 15 de dezembro de 1805.

Conhecido como apóstolo dos enfermos e por suas viagens aos mais longínquos lugares da Amazônia, Frei Caetano Brandão construiu sua história, em terras paraenses, vinculada a importantes obras que assistiam aos pobres e aos indígenas. Entre essas obras estão o Hospital Senhor Jesus dos Pobres Enfermos - o primeiro hospital em alvenaria do Pará, inaugurado no dia 25 de julho 1787 e posteriormente ocupado pelo Hospital da Santa Casa - e a Escola de Nossa Senhora do Amparo, construída como resultado de seu empenho, mas só inaugurada no dia 10 de junho de 1804, voltada para meninas indígenas trazidas dos "sertões desta província".

O Hospital Senhor Jesus dos Pobres Enfermos teve suas atividades suspensas em 1900. Em 1957, foi desapropriado e repassado ao Ministério de Guerra, que o utilizava como Estabelecimento de Subsistência. Mesmo tombado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1964, foi demolido em 1978 (BELTRÃO, 2004). As proximidades do Hospital havia ainda a residência de Domingos Costa Bacelar que mais tarde foi adaptado para receber o Hospital Real, depois foi o Quartel do Exército e hoje abriga o Complexo da Casa das Onze Janelas.

 

Localização do Monumento:
Complexo Feliz Luzitânea na Pça. Frei Caetano Brandão connhecida como Largo da Sé.

 

Fonte:

http://www.monumentosdebelem.ufpa.br/