Palácio dos Governadores
Tendo-se conservado vários desenhos propostos pelo arquiteto responsável pela construção desse palácio,pode-se perceber as sucessivas reformas e alterações nele realizadas. Existem três projetos e diferentes versões do terceiro,
mas o prédio apresenta-se, atualmente, bastante modificado em relação ao que foi originalmente construído.
A planta é um quadrado quase perfeito que se distribui ao redor de um pátio central, retangular. Havia, na parte traseira do prédio, a proposta de um grande jardim com desenhos simétricos, que poderiam representar canteiros e tanques e duas fileiras de árvores ou arbustos. O jardim era circundado por muros e havia um pórtico no remate semicircular que ocupava a entrada. Junto a esta ficava uma cascata, referida em documentos da época 39 . Esse
jardim desapareceu em 1970, com a construção de um prédio moderno, que destruiu também a visibilidade da loggia posterior, hoje dificilmente percebida entre as duas edificações.
O prédio manteve bastante íntegra a estrutura original, mas recebeu reformas que mudaram seu exterior. Aparentemente houve duas fases de mudanças. Na primeira, introduziu-se uma platibanda em todo o prédio, mantendo-se, no entanto, as mansardas do telhado e todas as molduras de janelas e portas. O corpo central perdeu, em sua parte superior, as aletas laterais,e foram acrescentados obeliscos no frontão triangular.
Num segundo momento, que parece coincidir com as reformas feitas em 1904 pelo governador Augusto Montenegro, a fachada foi bastante modificada e recebeu tratamento uniformizado com bossagens, teve as molduras alteradas e a entrada transformada em três portas encimadas por sacada, sustentada por elementos decorativos em pedra lioz,mesmo tratamento dado à janela superior. No interior, as mudanças foram ainda maiores. Introduziu-se uma decoração com mobiliário de época e pinturas de gosto eclético, usando-se, no andar superior,
motivos pompeianos e clássicos em desenhos assinados pelo artista francês Joseph Casse. No térreo, as paredes foram cobertas com desenhos marmorizados. No pátio central, criou-se uma sacada com cobertura em ferro e vidro. Um vitral de gosto art nouveau foi adicionado à parede da escada.
As pinturas decorativas das salas do pavimento superior desse palácio ilustram o gosto da época da borracha no Pará. Profusamente decoradas no inicio do século XX, as salas eram nobilitados por móveis luxuosos de procedência europeia. A capela, longamente escondida por reformas descaracterizadoras, merece atenção pelo desenho singular dos projetos de Antônio Landi (1713-1791).
A espacialidade recuperada pela restauração, assim como detalhes de molduras e da urna fogaréu do altar, fazem dessa pequena capela um dos maiores atrativos dos traços remanescentes da construção original, no século XVIII, do Palácio de Governo