Açaí
Nome científico: Euterpe oleracea
O fruto do açaí vem de uma palmeira altamente ornamental, de múltiplos troncos de até 25 m de altura, levemente curva, apresentando raízes visíveis na base e caule liso.
Seus frutos nascem em cachos em número de 3 a 8 por planta. Sua frequência no Baixo Amazonas chega a tal ordem que produz populações homogêneas.
Sua regeneração é extraordinariamente grande mesmo sendo abatida vorazmente pela indústria de palmito. Floresce quase o ano inteiro, porém predominando de setembro a janeiro. A maturação de seus frutos verifica-se durante a maior parte do ano, com maior intensidade nos meses de julho-dezembro.
Os frutos são muito apreciados pela população amazônica para fabrico do vinho do açaí, que é um complemento alimentar bastante popular. O palmito é também muito apreciado, porém utilizado principalmente pela indústria de conservas.
Bebida extraída do pequeno fruto do açaizeiro, palmeira de porte esguio que chega a alcançar 30 m de altura e que produz cachos com dezenas de caroços (frutos) redondinhos. De cor arroxeada, a bebida é assim extraída: colocam-se os caroços do açaí de molho na água para amolecer a casca fina que os reveste. Em seguida os caroços são amassados com água em alguidar de barro ou máquina própria, coando-se então a mistura em peneiras especiais para que se obtenha um líquido roxo, espesso e de sabor característico incomparável.
Toma-se gelado com açúcar, farinha de tapioca ou farinha-d'água. Há quem o aprecie sem açúcar. É nutritivo e refrescante. É também delicioso no preparo de sorvetes, licores, musses, etc.
No Brasil ocorre no Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá, principalmente no estuário do Rio Amazonas.
Habitat: Terrenos alagados e várzeas úmidas.
Uso culinário: A polpa pode ser utilizada na preparação de sobremesas, sucos, vinhos, licores ou sorvetes. Os nativos extraem sua polpa, que é consumida pura ou acompanhada de farinha de mandioca ou tapioca (pode-se fazer o mingau) e também com peixe assado ou camarão seco.
Você sabia que do açaizeiro tudo se aproveita ? frutos, folhas, raízes, palmito, tronco e cachos frutíferos? As populações ribeirinhas do Baixo Amazonas, desde Santarém até a Ilha de Marajó, utilizam essa palmeira como fonte de renda e para a alimentação de suas famílias praticamente ao longo de todo o ano.
Informação nutricional: Energia 58 kcal, Proteínas 0,8 g, Lipídios 3,9 g, Carboidratos 6,2 g, Fibra 2,6 g, Cálcio 35 mg, Fósforo 16 mg, Ferro 0,4 mg.
Receita
Pudim de Açaí
Ingredientes
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
6 ovos
2 medidas (lata de leite condensado) de açaí bem grosso
1 colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo
Bata no liquidificador o leite, os ovos e uma medida do açaí; coloque a mistura em forma caramelada e leve ao fogo, em banho-maria, até ganhar consistência firme. Faça um creme levando ao fogo o leite, a outra medida do açaí e o amido de milho e mexa até engrossar. Desenforme o pudim depois de frio e cubra-o com o creme.
Saiba mais em: