Taperebá/Cajá
O Taperebá, conhecido no Nordeste como Cajá, tem o tamanho idêntico ao de uma pequena ameixa. A casca é uma película que envolve a polpa de não mais de 3 mm de espessura, aderente a um caroço que é a parte maior da fruta.
O taperebá é amarelo-escuro, muito perfumado, ácido, mas de excelente sabor adocicado. Especialmente apreciado em refrescos, sorvetes e licores. O taperebazeiro é uma árvore de porte médio, até 25 m de altura, tem formato cilíndrico, com arredondamento nas extremidades.
Encontrado na Região Amazônica, o taperebá é um fruto amplamente consumido, em função do sabor agradável, boa composição nutricional e presença de carotenoides. A comercialização como polpa congelada é a forma de beneficiamento mais usual no Brasil.
A EMBRAPA realizou estudos definindo a caracterização físico-química, estudos de compostos bioativos e análise microbiológica. Resultados mostraram que a polpa obtida de frutos mais íntegros apresentou maiores teores de compostos fenólicos, vitamina C, sólidos solúveis e açúcares totais, podendo indicar que os frutos batidos possivelmente sofreram ligeiro processo fermentativo. Análises microbiológicas apresentaram contagens de bactérias e bolores e leveduras superiores, além da detecção de coliformes, inclusive fecais. Tais resultados reforçam a necessidade de técnicas mais apropriadas de coleta e da prática de pasteurização para polpa, visando a qualidade do produto final.
Caipirinha de Taperebá
50 g de polpa natural de taperebá
50 ml de vodca
Açúcar ou adoçante a gosto
Saiba mais em: