Fruta do Conde
É uma planta da família Annonaceae, com tamanhos de 4 a 6 metros de altura, muito ramificada. É uma planta de clima tropical a subtropical, que não tolera temperaturas muito baixas. Annona squamosa, vulgarmente conhecida como ata ou ata pinheira, ateira, fruta-do-conde, pinhae quaresma. Produz um fruto muito semelhante ao da Annona coriacea, tipo baga, quase esférico e recoberto de escamas verdes, com peso médio entre 200 e 400 gramas. Pode ser consumido ao natural ou em forma de sucos, doces ou sorvetes.
O nome científico da espécie é Annona squamosa. O nome "fruta-do-conde" deve-se ao fato da primeira muda da espécie no Brasil, foi trazida pelo governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda. É conhecida no Norte e em partes do Nordeste do Brasil como "ata". No sul do país, é conhecida como Ariticum ou Araticum.
Fruta do conde é nativa das florestas tropicais e é abundante no Brasil, embora ainda não seja tão popular no prato dos brasileiros. Entretanto, não faltam motivos para incluir esse alimento no cardápio, já que é repleto de propriedades benéficas para a saúde.
Fonte de proteínas, ferro, cálcio, fósforo e uma série de vitaminas e carboidratos, a fruta do conde funciona como um poderoso diurético e energético. Além disso, o alimento ainda conta com efeito adstringente, anti-inflamatório, antiespasmódico e antirreumático.